Europa assume setor caminhoneiro | Jornal Folha de Londrina | Últimas Notícias de Londrina e do Paraná – TV TARÔ BA
Outubro 5, 2022Espaço Publicitário Espaço Publicitário Espaço Publicitário Espaço Publicitário Espaço Publicitário Espaço Publicitário Espaço Publicitário Espaço Publicitário Espaço Publicitário Espaço Publicitário Espaço Publicitário
VOLKSWAGENEuropa assume setor caminhoneiroArquivoUnidade européia da empresa alemã irá dirigir e coordenar a produção de caminhões na fábrica de Resende (RJ)A Volkswagen Veículos Comerciais (VWN), com sede em Hannover, está assumindo a direção e a responsabilidade pelas atividades de caminhões e ônibus também no Brasil, o maior mercado do Grupo Volkswagen para veículos utiliários fora da Europa.Com isso, a Volkswagen Veículos Comerciais coordenará as atividades em toda a América do Sul para esse segmento de veículos. Para a Europa e outras regiões, a VWN dirige os negócios com veículos comerciais desde 1995.Inicialmente, o ponto-chave da nova unidade de negócios operando de maneira independente será a produção, na fábrica de Resende, de ônibus e caminhões das classes de sete a 40 toneladas. A VWN assume a responsabilidade pelo desenvolvimento, fornecimento, produção e marketing e vendas para o mercado brasileiro desse segmento de veículos. Modernidade – A unidade industrial de Resende é a mais moderna fábrica de caminhões e ônibus do mundo e começou a produzir caminhões da classe de sete a 40 toneladas e de chassis de ônibus da classe de oitro até 16 toneladas no final de 1996.O chamado ’Consórcio Modular’ na planta de Resende foi criado pela Volkswagen do Brasil e sete parceiros da indústria de fornecedores, com um investimento de US$ 250 milhões. Nesse novo conceito de produção, o fornecedor está ligado diretamente à linha de montagem.Resende fica a 150 km ao sul da cidade do Rio de Janeiro e a 250 a leste da cidade de São Paulo. A fábrica foi construída num prazo recorde de 153 dias e tem uma área construída de 80 mil m2.Trabalham hoje na fábrica de Resende 1.500 operários, dos quais 260 são funcionários da Volkswagen, e a capacidade atual da produção da unidade é, em média, de 75 veículos por dia em um turno de trabalho. A produção diária tem se mantido em 65 unidades.Em 1998, a Volkswagen do Brasil vendeu 11.380 caminhões e ônibus no Brasil e, para 1999, espera-se um resultado semelhante. Foram vendidos 1.323 unidades no Exterior.Depois do Brasil, a Argentina é o principal mercado dos modelos de caminhões e ônibus produzidos em Resende, tendo importado 1.066 caminhões desde agosto de 1998.Ao lado dos países do Mercosul (Argentina, Paraguai e Uruguai), a Volkswagen exporta caminhões e ônibus produzidos em Resende para a Bolívia, Chile, Venezuela e República Dominicana.
Siga o Folha de Londrina no Google Notícias e fique sempre por dentro