Agência Minas Gerais | Governador participa de cerimônia de posse da presidência do Tribunal Superior Eleitoral

Junho 3, 2024 Não Por admin

André Cruz / Digital MG


O governador Romeu Zema participou, nesta segunda-feira (2/6), da solenidade de posse dos ministros Cármen Lúcia e Kássio Nunes Marques como presidente e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), respectivamente. A cerimônia foi realizada em Brasília (DF).

A ministra Cármen Lúcia sucede ao ministro Alexandre de Moraes, que presidiu a Corte desde agosto de 2022. Ela foi eleita a partir de uma votação simbólica e presidirá o TSE no próximo biênio, 2024-2026, sendo responsável pela Justiça Eleitoral no decorrer das eleições municipais deste ano.

 

André Cruz / Digital MG (mais fotos: clique aqui)

Para o governador, ter uma ministra natural de Minas Gerais em posição de destaque no TSE é motivo de orgulho para o estado.

“É uma satisfação e uma felicidade muito grande ver uma mineira tomando posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, o que nos dá um grande orgulho”, ressaltou.

“Desejo à ministra Cármen Lúcia e ao ministro Kássio Nunes Marques muito sucesso e muita lucidez no comando desse órgão tão relevante, que terá as eleições municipais deste ano pela frente”, completou o governador.

A ministra Cármen Lúcia foi a primeira presidente mulher a ocupar o cargo de presidente do TSE, quando chefiou o órgão entre 2012 e 2013. Agora, ela será novamente pioneira ao estar na função por duas vezes.

Antes, a ministra estava na posição de vice-presidente do TSE desde maio de 2023, depois ter sido eleita após o término do mandato do ministro Ricardo Lewandowski no Tribunal Superior Eleitoral