Orquestra Sinfônica de João Pessoa é aplaudida de pé no Festival do Sesc, em Areia
Junho 4, 2024A Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa foi aplaudida de pé pelo público no Festival do Sesc, realizado no município de Areia, na última sexta-feira (31). Durante o evento, sob a regência do maestro Nilson Galvão, os músicos anteciparam o IV Concerto Oficial da Temporada 2024 – ‘Uma noite na Ópera’, e executaram diversas árias.
“É uma felicidade muito grande para todos nós que fazemos a Prefeitura de João Pessoa ver esse espetáculo que é a nossa Orquestra Sinfônica Municipal. Eles foram muito bem recebidos em Areia. Os músicos mostraram toda sua habilidade e capacidade criativa e estética. Todos estão de parabéns”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
Ele acrescentou que este é um momento importante porque a Orquestra começa, inclusive, a circular. “Nós temos que ter um plano de ação forte para que a Orquestra possa circular mais, além dos nossos concertos que fazemos em João Pessoa, e ganhar outros ares, outros ambientes, novos territórios. Começamos por Areia, mas, seguramente, outros virão”, adiantou.
Durante o concerto, os músicos fizeram um passeio por algumas óperas famosas, tocando trechos instrumentais ou levando a palavra na voz da soprano convidada, a paraibana Izadora Chacon.
“Este concerto teve uma grande relevância para nós, que fazemos a Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Foi um dos mais importantes dos últimos anos, com a área externa do palco construído para o evento lotada e o público aplaudindo de pé. Contamos com um público de várias regiões do Nordeste”, afirmou o professor Samuel Espinoza, coordenador da Orquestra.
O maestro destacou ainda suas impressões após a apresentação. “Um privilégio e uma honra ter participado deste evento que foi uma vitrine espetacular para a Orquestra”, acrescentou.
Para o maestro regente Nilson Galvão, todos que fazem a Orquestra ficaram muito felizes com o convite do Sesc para participar do evento. Ele ressaltou que essa alegria também está relacionada ao fato de que o Festival tem priorizado os grupos do estado. Acrescentou ainda que esse convite é fruto do trabalho feito pela Orquestra.
“Um trabalho de qualidade que o Sesc pensou em levar não só para os alunos que participaram do Festival, mas para o público em geral de Areia. Uma participação muito importante para a Orquestra, fora do nosso contexto da cidade de João Pessoa. Então, é nossa Orquestra mostrando o trabalho em outros municípios. Estamos muito felizes”, completou.
Concerto – Durante o concerto, foi executada uma das óperas mais famosas de Mozart, a Don Giovanni. Também do compositor, as árias Porgi amor (Dar amor) da ópera As Bodas de Fígaro, e Or sai chi l’onore (Agora você saberá o que é honra), da ópera Don Giovanni. De Giacomo Puccini, Tosca, e a ária Vissi d’arte (Vivi da arte).
No repertório, a ópera La Traviata, de Verdi. Em seguida, vem O Prelúdio, Sempre libera (Sempre Livre); a ópera Cavalleria Rusticana, do compositor italiano Pietro Mascagni, e o número Intermezzo, instrumental.
A ópera Madama Butterfly, de Puccini e a ária Un bel di vedremo (Um belo dia nos veremos); La Gazza Ladra (A pega ladra), ópera escrita pelo compositor italiano Rossini; Gianni Schicchi e a ária O mio babbino caro (Oh, paizinho querido) também foram executadas no concerto.