UPA de Magalhães Bastos, na Zona Oeste, é entregue à população totalmente reformada – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Junho 9, 2024 Não Por admin

UPA de Magalhães Bastos é reinaugurada totalmente reformada, com ambientação infantil na ala pediátrica – Erbs Jr./SMS

A Unidade de Pronto Atendimento de Magalhães Bastos, na Zona Oeste da cidade, foi reinaugurada neste sábado (8/6), totalmente reformada. A unidade é a nona devolvida para a população após passar por obras estruturais, que deram mais segurança, qualidade e conforto para o atendimento da população. Outras cinco unidades da rede municipal também estão passando por obras. Além disso, a cidade ainda ganhou em 2023 uma nova UPA da Secretaria Municipal de Saúde, a 15ª, em Del Castilho.

A reforma da UPA de Magalhães Bastos abarcou toda a unidade, incluindo troca dos pisos, do telhado, pintura, revitalização da fachada, instalação de novos aparelhos de ar-condicionado – garantindo um ambiente totalmente climatizado –, aquisição de mobiliário e equipamentos modernos, nova comunicação visual, ambientação humanizada e instalação de sistema de gerenciamento de fluxo sonoro e visual, entre outras melhorias na infraestrutura da unidade. Durante a obra, o atendimento ao público não foi interrompido em momento algum.

– É um orgulho poder reinaugurar a UPA de Magalhães Bastos. É mais uma unidade de pronto-atendimento sendo entregue totalmente revitalizada, e é uma unidade muito importante para a população da Zona Oeste. A UPA recebeu climatização nova, equipamentos modernos para garantir a qualidade na assistência médica, prontuário eletrônico e outras melhorias. Tudo isso afeta diretamente o atendimento das pessoas – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Mais do que uma intervenção estrutural, o projeto de reforma teve atenção aos detalhes para melhorar a experiência do usuário, do momento em que ele entra na unidade até a sua saída. Com novas instalações, a unidade, que realiza mais de 10 mil atendimentos e cerca de 6 mil exames por mês, irá oferecer um serviço com mais qualidade aos usuários e maior conforto, além de melhores condições de trabalho aos seus 250 profissionais. Assim como nas outras UPAs já reinauguradas desde 2023, as salas pediátricas receberam uma ambientação infantil, criando uma atmosfera de acolhimento às crianças no momento de fragilidade causada pela doença.

Essa foi a primeira grande reforma feita na UPA de Magalhães Bastos desde a inauguração, em agosto de 2012. Responsável por mais de 105 mil atendimentos em 2023, a unidade conta com quatro consultórios de clínica médica e dois de pediatria, além de outros dois para a classificação de risco dos pacientes, e 19 leitos, sendo quatro na Sala Vermelha, nove na Sala Amarela para adultos, quatro na Sala Amarela pediátrica e outros dois de isolamento. Além disso, oferece atendimento odontológico e exames laboratoriais, de raio-X e eletrocardiograma. Além de atenção individualizada e humanizada, os usuários também têm acesso, por meio de televisores, à escala dos profissionais em serviço e contam com sinal de internet aberto nas dependências da unidade.

A rede da Secretaria Municipal de Saúde conta com 15 UPAs distribuídas por toda a cidade e que fazem mais de 100 mil atendimentos de urgência e emergência por mês. Desde 2023, a Prefeitura já havia entregue as reformas das UPAs de Engenho de Dentro, Senador Camará, Paciência, Sepetiba, Rocha Miranda, Rocinha, Alemão e Manguinhos.

Categoria:

  • 8 de junho de 2024
  • Marcações: Unidade de saúde UPA zona oeste