IFSP seleciona pesquisadores para o projeto Articulando-Saberes – IFSP
Junho 21, 2024Ação, coordenada pelo Neabi, promoverá imersão formativa em Moçambique
O Instituto Federal de São Paulo, em ação inédita, promove a possibilidade de imersão formativa em Moçambique com o objetivo de potencializar futuros projetos de pesquisa e extensão no escopo das relações étnico-raciais e da história e cultura africana e afro-brasileira, conforme Lei n.º 10.639/03.
Serão selecionados ao menos 12 pesquisadores por meio do Edital n.º 57/2024, que contará com a imersão na Universidade Pedagógica de Maputo, em Maputo, e na Universidade Pedagógica de Púnguè, em Chimoio, região central de Moçambique. As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do formulário.
O edital é exclusivo para pessoas negras, considerando seu pertencimento étnico-racial e o acúmulo de estudos relacionados às relações étnico-raciais. De acordo com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), a relevância da ação justifica-se, por um lado, pela valorização da trajetória de pesquisadores e pesquisadoras negros em diáspora africana e, por outro, por possibilitar um aprofundamento dos conhecimentos produzidos sobre e no continente Africano.
Além disso, considerando o princípio da interseccionalidade na construção de políticas públicas voltadas à equidade, o edital prevê pontuações afirmativas para mulheres, pessoas quilombolas, pessoas com deficiência e pessoas trans, configurando-se como iniciativa pioneira na instituição, no sentido de ser o primeiro edital interno a contemplar tamanha abrangência de medidas afirmativas, procurando abarcar corpos dissidentes no âmbito institucional.
A equipe contará com a coordenação do Neabi e a coordenação do Projeto Articulando-Saberes NEABI/IFSP e Moçambique, a qual esteve em meados de maio de 2024 nas referidas universidades para fortalecer os vínculos institucionais e para planejar as ações a fim de consolidar o projeto, o qual, por meio do presente edital, culminará com a ida dos(as) pesquisadores(as) selecionados(as). Esses terão o compromisso de submeter e executar projetos de extensão, pesquisa e/ou ensino, a partir da vivências e ações realizadas no país africano.
A imersão acontecerá entre os dias 16 e 25 de setembro, período que será dividido entre as cidades de Maputo e Chimoio. Em ambas, serão realizadas ações formativas, além de atividades socioculturais, previamente pactuadas com as instituições parceiras.
A ida da equipe de pesquisadores e pesquisadoras acontecerá em articulação com o “Caminhos Amefricanos: Programa de Intercâmbios Sul-Sul, edição Moçambique”, desenvolvido pelo Ministério de Igualdade Racial (MIR) na Universidade Pedagógica de Maputo. Assim, há a previsão de agendas comuns, pois os(as) estudantes selecionados(as) para o programa e a equipe ministerial estarão no país africano no mesmo período da missão do IFSP/NEABI.
Os custos de passagens aéreas, hospedagem, seguro viagem e deslocamentos internos serão custeados pelo IFSP, por meio da emenda parlamentar da deputada federal Luiza Erundina.
Veja as informações e demais links sobre o processo:
Edital n.º 57/2024
Formulário: https://forms.gle/UHSywBVNzumouRdn6
Tabela de Pontuação: Formulário de Pontuação Edital Moçambique – Planilhas Google
Cronograma
Publicação do edital: 20 de junho
Submissão das inscrições: 21 de junho a 27 de junho
Resultado preliminar: 01 de julho
Recebimento de recurso: 01 e 02 de julho
Resultado final: 03 de julho
Previsão da viagem: 16 a 25 de setembro