Prato Feito ganha nova filial: cozinha comunitária é inaugurada na Apae da Tijuca  – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Junho 27, 2024 Não Por admin

A equipe do Prato Feito na Cozinha Comunitária Carioca Apae, na Tijuca – Roberto Moreyra/SMTE

A Apae tem mais um motivo para comemorar os seus 70 anos: a instituição acaba de ganhar uma filial do Prato Feito. Nesta quinta-feira (27/6), foi inaugurada a Cozinha Comunitária Carioca Apae, no número 41 da Rua Bom Pastor, na Tijuca. Com isso, já são 26 unidades do programa espalhadas pela cidade. E, nesta sexta-feira (28/6), outras duas cozinhas serão abertas pela Prefeitura do Rio — uma em Santa Cruz e outra em Realengo.

-A cidade precisa ser uma cidade para todos, independentemente do CEP ou da cor das pessoas. Sabemos que o que dá dignidade às pessoas é a carteira de trabalho assinada, mas é preciso garantir àquelas que não estão trabalhando um direito básico, que é o direito à alimentação – defendeu o secretário de Trabalho e Renda do Rio, Everton Gomes, acrescentando que, por meio do Prato Feito, já foram servidas 3,7 milhões de refeições.

Cogerida pela Apae-Rio, a nova cozinha servirá 280 refeições gratuitas de segunda-feira a sexta-feira. De acordo com Marcus Soares, presidente da Apae-Rio, a ideia é ampliar o número de beneficiários do projeto. Além dele, participaram da inauguração Marcia Carvalho, superintendente da Apae-Rio, o subprefeito da Grande Tijuca, Felipe Quintans, o presidente da Associação de Moradores do Salgueiro, Walter Rodrigues, entre outros.

-O programa é necessário, pois muitas pessoas não têm alimento em casa. Às vezes, a quentinha daqui é a única refeição do dia – lembra a cozinheira Rosana Estácio da Silva, de 58 anos, que prepara, ao lado de ajudantes, as refeições do Prato Feito na Tijuca.

Para Florisbela Simões, de 56 anos, o programa veio em boa hora. Moradora do Salgueiro, ela esteve na inauguração para pegar uma quentinha para o filho Eric.

-O projeto é muito bom, beneficia as pessoas que não têm condições e não têm trabalho. A comida é crucial – assinala.

Nesta sexta-feira, será inaugurada, às 11h, a Cozinha Comunitária Maria Altina, na Estrada dos Palmares 3.935, em Santa Cruz. E, em seguida, a Cozinha Comunitária Casa Matos, na Rua Paula Nei, 548, em Realengo.

Categoria:

  • 27 de junho de 2024
  • Marcações: Apae cozinha comunitária empregos Prato Feito Zona Norte