Oficinas de artesanato promovem aperfeiçoamento profissional e geração de renda – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul
Outubro 26, 2024A Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul), pasta vinculada à Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), realizará, em novembro, três oficinas de artesanato no estado, com foco no aperfeiçoamento profissional dos artesãos da capital e do interior. A iniciativa faz parte do projeto Artesania MS e contará com a participação média de 15 pessoas por oficina.
O projeto Artesania MS tem como objetivo fomentar núcleos de produção artesanal nos municípios de Mato Grosso do Sul, respeitando o potencial econômico e cultural de cada localidade. O intuito é resgatar técnicas tradicionais de artesanato e transformá-las em uma fonte de geração de trabalho e renda para as comunidades.
Etapas do Artesania
O desenvolvimento do Artesania MS segue etapas que podem ser personalizadas para cada núcleo, dependendo das particularidades e necessidades locais. Antes da realização das oficinas, técnicas da Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais visitam os núcleos para elaborar um diagnóstico das condições e identificar as ações mais eficazes para a produção.
As oficinas programadas para este mês são:
- Oficina de crochê amigurumi, com Alexandra Ferreira Sampaio, de 4 a 8 de novembro, no Centro de Triagem Anizio de Lima, em Campo Grande.
- Oficina de macramê, com Janaina Bassi Gaffuri, de 4 a 8 de junho, em Nova Andradina, na Rua Walter Hubacher, 1249.
- Oficina de costura criativa, com Luiz Gugliatto, no Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante.
O Artesania MS visa promover uma fonte local de trabalho e renda de forma sustentável, criando núcleos produtivos preparados para competir no mercado.
Impacto e sustentabilidade
Katienka Klain, gerente de Desenvolvimento de Atividades Artesanais da FCMS, ressalta a importância do Artesania, que desde 2007 vem impulsionando a produção artesanal no estado. “O projeto criou vários núcleos produtivos e mantém a qualidade do artesanato. É fundamental para o desenvolvimento artesanal do Estado, pois incentiva e preserva o modo de fazer sul-mato-grossense”, afirma.
O programa inclui o Programa de Capacitação, que promove o aprendizado das técnicas tradicionais de Mato Grosso do Sul, utilizando materiais abundantes nas regiões. Além disso, oferece o Programa de Aperfeiçoamento e Reciclagem, voltado para o aprimoramento técnico e melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.
Interessados em levar o Projeto Artesania para seu município podem entrar em contato com a Gerência de Desenvolvimento de Atividades Artesanais pelos canais: [email protected] e telefone (67) 3316-9107.
Karina Lima, Comunicação Setesc
Foto: Karina Lima