Sorocaba sedia entrega de medalhas da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) – Agência de Notícias
Novembro 23, 2024
22 de novembro de 2024
21:12
Por: Luís Gustavo Adabro
Fotos: Eduardo Luiz Santinon
Os vencedores da 27ª Olimpíadas Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da 18ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) receberam, na noite desta sexta-feira (22), suas medalhas das mãos do astronauta e senador, Marcos Pontes, durante a cerimônia em Sorocaba, no Centro Universitário Facens. Ao todo, foram entregues 250 medalhas de ouro, prata e bronze aos estudantes de Sorocaba, além de 40 de honra ao mestre, para os professores orientadores. No Brasil todo foram 81 mil alunos premiados na competição.
Os prêmios são importantes estímulos para que os estudantes despertem o interesse pela área científica, aponta a organização do evento. Aliás, neste ano houve recorde de participantes, com mais de 1,8 milhão de inscritos na OBA.
O senador Marcos Pontes, que também é engenheiro e astronauta, foi escolhido como convidado de honra para homenagear os alunos vencedores. Ele participou do evento ao lado do prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga; da primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato; do secretário da Educação (Sedu), Clayton Lustosa; do deputado federal Vitor Lippi e do vereador Ítalo Moreira.
Ainda estiveram presentes a reitora do Centro Universitário Facens, Dra. Patricia Klahr; o mantenedor do Centro Universitário Facens, Antonio Roberto Beldi; o assessor da Agência Espacial Brasileira, Danilo Sakay; e o presidente da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica, o astrônomo João Canalle.
A premiação foi realizada pela Olimpíada Brasileira de astronomia e astronáutica (OBA), Agência Espacial Brasileira (AEB) e Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), com o apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Sorocaba, patrocínio público do deputado federal Vitor Lippi e senador astronauta Marcos Pontes, mediante emendas de governo, e patrocínio privado de Centro Universitário Facens.
Para o professor da OBA, João Batista Garcia Canalle, disse: “Estou muito feliz em estar aqui com jovens cheios de novas ideias. Agradecemos muito a todos que auxiliaram a proporcionar essa cerimônia, tão importante na vida de todos e a dar continuidade para fazer esse trabalho cada vez melhor”.
Em seu pronunciamento, o prefeito Rodrigo Manga falou sobre a relevância do evento. “Esse é um dia marcante para Sorocaba. Nossa cidade conta com uma grande infraestrutura na área de tecnologia, tanto para especialização quanto para abertura de empresas e startup. E vamos investir ainda mais na atração de empresas e grupos no setor de tecnologia e inovação, inclusive do ramo aeroespacial”, disse o prefeito Rodrigo Manga.
O ministro Marcos Pontes fez uso da palavra para se dirigir especialmente aos alunos. “Eu estudei em escola pública minha vida toda e vejo como isso, com bons professores, ajudou na minha vida. Parabéns a todos que estão aqui, pois vocês têm um longo caminho na carreira de astronomia no Brasil, muitas experiências e um futuro de muito sucesso”, disse Marcos Pontes. “Eu vejo que Sorocaba oferece um campo de tecnologia muito grande, podemos dizer que é um setor muito fértil para novas iniciativas. Sinto muito bem recebido todas as vezes que venho aqui”, complementou.
As competições OBA e MOBFOG são realizadas anualmente, em disputas que envolvem a participação de escolas públicas e particulares, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos, majoritariamente, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao MCTI.