Secretaria de Meio Ambiente realiza plantio de coqueiros na Praia de Manaíra
Fevereiro 20, 2025A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, por meio do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, promoveu, na manhã desta quinta-feira (20), o plantio de 15 coqueiros na Orla de Manaíra. A ação tem como objetivo contribuir para preservar e recuperar áreas verdes e o bem-estar da população, trazendo benefícios diretos à área urbana.
Os coqueiros, que fazem parte da vegetação da região Nordeste do Brasil, foram cuidadosamente selecionados e preparados pelas equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas. O Viveiro, coordenado pela Semam, tem como principal objetivo o cultivo e a distribuição de plantas nativas, essenciais para o equilíbrio ecológico e para o conforto ambiental das áreas urbanas da Capital.
A escolha do coqueiro para o plantio na Orla de Manaíra reflete a preocupação da Gestão Municipal com a preservação das espécies, além de valorizar a paisagem natural da cidade. A planta, conhecida por sua resistência e beleza, desempenha um papel importante na manutenção das sombras ao longo da Orla, proporcionando um ambiente mais agradável para os banhistas e frequentadores da área.
O plantio contou com a presença do secretário executivo de Meio Ambiente, Djalma Castro, e da secretária de Mudanças Climáticas, Maristela Viana, que destacaram a importância de ações como esta para a sustentabilidade da cidade. “Esses coqueiros não só embelezam a paisagem, mas também contribuem para o equilíbrio do ambiente urbano, ajudando na manutenção da qualidade de vida e na adaptação da cidade às mudanças climáticas”, afirmou Djalma Castro.
A secretária Maristela Viana destacou que o plantio é uma das inúmeras ações da Prefeitura de João Pessoa, para promover a qualidade de vida da população. “Estamos cuidando das mais diversas áreas da cidade, plantando nas ruas que estão sendo calçadas, nos parques e da mesma forma estamos cuidando da Orla. Os coqueiros são uma tradição – as pessoas aproveitam a sombra e ainda tem os frutos, uma tradição em toda a região”, complementou.