Desfiles dos blocos Fogo & Paixão e Cordão do Boitatá animam milhares de foliões – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Fevereiro 24, 2025O último domingo antes da folia oficial reuniu milhares de pessoas nas ruas do Rio, marcando mais um fim de semana de muita festa no pré-Carnaval 2025. Pela manhã, blocos tradicionais como Fogo & Paixão, Cortejo do Cordão do Boitatá e Suvaco do Cristo mantiveram a animação no Centro e na Zona Sul, enquanto o bloco infantil Gigantes da Lira levou cores e alegria para as ruas de Laranjeiras.
No Centro, o Fogo & Paixão comemorou 15 anos de folia com um verdadeiro baile de debutantes a céu aberto no Largo São Francisco de Paula. Ao som de “Ex Mai Love”, tema da novela “Cheias de Charme”, de 2012, a cantora paraense Gaby Amarantos, um dos maiores expoentes do gênero tecnobrega, animou os fãs.
– É muito bom a gente ver a música brega tomando conta das ruas! É maravilhoso a gente ver gente tendo coragem de ser realmente quem se é – vibra a cantora.
O bloco que celebra a música brega apresentou em seu repertório uma releitura especial de “Total Eclipse of the Heart”, de Bonnie Tyler, e de sucessos como “Evidências” (José Augusto e Paulo Sérgio Valle), gravada por Chitãozinho e Xororó, e “Pense em Mim” (de Douglas Maio, José Ribeiro e Mário Soares), famosa com a dupla Leandro e Leonardo, além de valsas clássicas dos bailes de debutantes entoadas em coro por milhares de foliões.
– A comemoração do bloco é minha também. Eu estou adorando porque a minha mãe não vinha desde que eu nasci e agora veio comigo justamente porque eu convidei – disse Débora Santos, de 14 anos, filha de Dalva Santos, que estava grávida da menina na estreia do Fogo & Paixão, em 2010.
Ainda na região Central, o cortejo do Cordão do Boitatá abriu os trabalhos com sua orquestra de 150 músicos e a icônica serpente gigante no abre-alas. Da Rua da Assembleia até a Praça Tiradentes, marchinhas, composições carnavalescas de todos os tempos e canções como “Coisa nº 4”, que marcaram a trajetória do bloco, foram incluídas no roteiro.
A cantora Teresa Cristina fez questão de prestigiar. – Esse é um dos blocos mais importantes do Carnaval carioca. Eles fazem tudo de forma independente, com ensaios, vaquinhas e muito amor pela festa – ressaltou a cantora.
No Jardim Botânico, o Suvaco do Cristo desfilou em clima de despedida. Completando 40 anos de história, o bloco anunciou que fará seu último cortejo em 2026. – O Suvaco sai da rua para entrar na história. Nossa missão está cumprida – declarou o fundador do bloco João Avelleira. Durante o desfile, os foliões reviveram momentos icônicos ao som de “Bundalelê”, de Lenine e Bráulio Tavares.
Em Laranjeiras, as crianças tomaram conta do Gigantes da Lira com o enredo “Lira dos Arlequins, Pierrôs e Colombinas”, inspirado na Commedia Dell’arte italiana. Em Ipanema, o Empolga às 9 manteve a tradição de seu desfile de repertórios ecléticos, enquanto na Zona Oeste, o “Pode Provar Que Não Tem Veneno” surpreendeu com fantasias irreverentes. Na zona norte, o estreante Chegou Pilares adicionou mais um tempero à programação.
Os desfiles seguiram até o fim do dia, com 23 blocos por toda a cidade. Entre os destaques, o bloco “Tá Pirando, Pirado, Pirou!”, que festejou seus 20 anos de folia na Urca, levantando a bandeira da saúde mental com um cortejo em homenagem ao dramaturgo gaúcho Qorpo-Santo, considerado o “Bispo do Rosário da dramaturgia”.
Final de semana animado
Um total de 99 blocos percorreu a cidade entre sexta e domingo. O público também compareceu em peso, com mais de 300 mil foliões participando dos cortejos. Entre os destaques do sábado, o megabloco Da Favorita, que arrastou 50 mil foliões pelo Centro, o cortejo lúdico do Céu na Terra, em Santa Teresa; o Estratégia, no Largo São Francisco de Paula; o Pérola da Guanabara, que animou a barca da Praça XV rumo à Ilha de Paquetá; o Orunmilá, na Zona Portuária; e o Simpatia É Quase Amor, em Ipanema. As quatro semanas de pré-Carnaval no Rio tiveram desfiles de 165 blocos.
Plano Operacional para o Carnaval de Rua 2025
O Carnaval de Rua 2025 terá, até o dia 9 de março, mais de 470 apresentações espalhadas por diversas regiões do Rio. Para garantir que o público aproveite a festa com segurança e conforto, a prefeitura, por meio da Riotur, preparou um esquema operacional envolvendo CET-Rio, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Comlurb, Secretaria de Ordem Pública (Seop) e Guarda Municipal do Rio (GM-Rio), entre outros órgãos, que atuarão nos locais de eventos e nos entornos.
A programação completa dos cortejos, com data, horário e percurso, está disponível no aplicativo Blocos do Rio 2025, em todas as plataformas digitais. A ferramenta é gratuita e funciona por geolocalização. A lista também está disponível no site https://www.carnavalderua.rio/, que reúne, além do calendário dos desfiles, notícias sobre os blocos e mais informações sobre o Carnaval de Rua do Rio 2025.