Prefeitura do Rio abre consulta pública sobre patinetes elétricas – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro
Abril 8, 2025 Não Por adminA Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), abriu uma consulta pública para receber contribuições da sociedade sobre as patinetes elétricas que circulam pela cidade, após o período de operação experimental no programa Sandbox.Rio. O formulário pode ser preenchido até 03/05/2025, no link: https://bit.ly/sandboxriopatinetes.
Empresas, startups, associações, pesquisadores e órgãos públicos que atuam no segmento de mobilidade, além de representantes da sociedade civil e pessoas interessadas no tema podem contribuir com sugestões sobre a atividade e suas questões técnicas. Essas opiniões são fundamentais para a Prefeitura tomar as melhores decisões, no intuito de melhorar a mobilidade urbana do Rio.
O programa Patinete.Rio tem sido testado em bairros da zona sul e centro pela empresa WHOOSH, com autorização temporária para disponibilizar o mobiliário de patinetes elétricas.
O que é o Sandbox.Rio?
O Sandbox.Rio é o ambiente regulatório experimental da Prefeitura do Rio, que permite testar com clientes reais, sob autorização temporária, produtos, serviços ou processos inovadores que não se enquadram na regulação pré-existente. O objetivo é incentivar o empreendedorismo e gerar dados para aprimorar políticas públicas e a regulação aplicável a novas tecnologias.
A partir dos testes realizados, são coletadas informações que auxiliam a Prefeitura na compreensão das inovações, garantindo a elaboração de um conjunto de regras mais aderentes às novas tecnologias. Além disso, a base de dados gerada no período de testes ajuda os gestores públicos na concepção de políticas públicas de interesse da cidade. Realizado e liderado pela SMDE, o programa envolve diversos órgãos da gestão municipal.
Os interessados podem acessar o Relatório de Implementação e Monitoramento do Projeto Patinete Rio completo, assim como o formulário, no site sandboxrio.com.br. E, quem tiver dúvidas sobre o programa, pode entrar em contato pelo e-mail: [email protected].
Categoria: