Instituto Cândida Vargas e Hospital Santa Isabel destacam papel do assistente social no cuidado aos pacientes
Maio 16, 2025O Dia Nacional do Assistente Social, profissional que desempenha um papel fundamental na garantia de direitos, se dedicando ao bem-estar físico, psicológico e social das pessoas, é comemorado nesta quinta-feira, 15 de maio. Na área da saúde, esse profissional atua no cuidado integral e humanizado do paciente e seus familiares, respeitando o que preconiza o Sistema Único de Saúde (SUS). Na rede hospitalar de João Pessoa, ele se faz presente nas unidades de saúde, a exemplo do Instituto Cândida Vargas (ICV) e Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI).
Para se ter ideia da importância da assistência desse profissional, no primeiro trimestre desse ano, no Instituto Cândida Vargas, o setor de Serviço Social realizou cerca de 11 mil atendimentos por meio da iniciativa ‘Cuidado que Acolhe’, uma ação contínua voltada para responder às demandas espontâneas e também às situações identificadas pela equipe multiprofissional no cotidiano da unidade. Esses atendimentos envolvem gestantes, puérperas, recém-nascidos e suas redes familiares e sociais, com o objetivo de garantir o acesso integral aos serviços de saúde.
De acordo com Liane Guerra, coordenadora do serviço social do ICV, o setor atua de forma resolutiva e integrada com as demais áreas. “Nosso trabalho busca assegurar que cada usuária tenha seus direitos garantidos, acionando os profissionais da equipe multiprofissional, cada um com suas competências e habilidades específicas”, destacou.
A integração do Serviço Social com as demais equipes da maternidade, como enfermagem, psicologia e corpo médico, acontece por meio de fluxos de encaminhamento estruturados, que visam garantir o melhor cuidado possível às usuárias. “Recebemos muitos depoimentos de usuárias que só conseguiram acessar seus direitos por meio da nossa orientação. Isso mostra o quanto nosso trabalho é essencial na vida de tantas mulheres e famílias”, afirmou a assistente social Patricya Karla.
A atuação do Serviço Social no ICV segue os princípios do SUS e as diretrizes da Constituição Federal (Art. 196), da Lei Orgânica da Saúde nº 8.080/90 e da Política Nacional de Humanização, reafirmando o compromisso com um atendimento universal e de qualidade. Entre os principais desafios enfrentados pela equipe estão as vulnerabilidades sociais e econômicas das pacientes e de suas famílias, o que exige uma atuação sensível, técnica e articulada com a rede de assistência externa.
HMSI – O Hospital Municipal Santa Isabel comemorou o Dia Nacional do Assistente Social com uma ação junto a pacientes, acompanhantes e visitantes sobre o papel do serviço social no âmbito hospitalar. A programação também chamou a atenção dos usuários para a conscientização da importância da doação de sangue.
“Hoje, no Dia Nacional do Assistente Social, celebramos com uma ação junto aos usuários em processo de cirurgia eletiva sobre o papel do serviço social nas instituições de saúde. Aproveitamos também essa oportunidade para conscientizar os pacientes e acompanhantes da importância da doação de sangue e como esse ato pode salvar vidas”, disse a assistente social Maria do Céu de Melo Vieira, coordenadora do Serviço Social do Santa Isabel, formado por uma equipe com 21 profissionais.
No Santa Isabel, o Serviço Social atende os usuários da Rede Municipal de Saúde prestando atendimentos e assegurando direitos desde o momento da sua internação até a alta hospitalar. O serviço funciona de forma humanizada, com cuidado, respeito e acolhimento como prioridades. No hospital, o objetivo é atender os pacientes em suas fragilidades sociais, garantindo a eles o conhecimento dos serviços oferecidos pelas instituições que atuam pelo SUS e fazendo os encaminhamentos quando necessário.
Pacientes e familiares têm acesso ao setor do Serviço Social no HMSI, que atua, como demanda espontânea, acompanhando pacientes do Serviço de Cirurgia Bariátrica e de vasectomia, realizando entrevista social para conhecer a individualidade dos pacientes. “Atendemos todos os pacientes internos e seus familiares diariamente, tanto os pacientes que vão fazer cirurgia, como também os internos nas enfermarias e unidades de terapia intensiva que vêm de outros serviços de saúde via regulação”, reforçou Maria do Céu de Melo Vieira.
A ação, onde também foram oferecidos aos profissionais serviços como ventosaterapia e auriculoterapia, prossegue nesta sexta-feira (16). A programação terá apoio de parceiros e contará com a palestra ‘A intervenção social nos cuidados paliativos’, proferida pela assistente social Clíssia Soares.
Data – O Dia Nacional do Assistente Social é celebrado em 15 de maio, data que, no ano de 1962, foi regulamentada e oficializada a profissão no Brasil. Este profissional é responsável por promover o bem-estar físico, psicológico e social das pessoas, se dedicando a lutar pelos direitos, melhores condições de vida, saúde e trabalho, principalmente de grupos sociais mais desfavorecidos ou em vulnerabilidade social.