Caravana do Cuidar reforça ações do Outubro Rosa e realiza 334 atendimentos na Comunidade Aratu
Outubro 3, 2025Os moradores da Comunidade Aratu, no bairro Costa do Sol, receberam, nesta sexta-feira (3), os serviços da Caravana do Cuidar, iniciativa da Prefeitura de João Pessoa que leva atendimentos de saúde, assistência social e cidadania para mais perto das comunidades. Nesta edição, a ação realizou 334 atendimentos e reforçou o alerta da campanha ‘Outubro Rosa’, mês de prevenção e conscientização sobre o câncer de mama.
“Nós precisamos nos cuidar durante o ano inteiro, mas neste mês o alerta é maior”, lembrou Marlene Silva, de 62 anos, moradora da comunidade. Ela contou que desde que a irmã foi diagnosticada com câncer de mama, passou a ter ainda mais atenção com a saúde. “Todo ano eu faço mamografia e ultrassom. Na época, minha irmã também fazia exames regularmente, e foi assim que descobriu. Graças a Deus ela superou, mas acendeu o alerta em toda a família. A mensagem que deixo para as mulheres é que se cuidem sempre, não só em outubro”, complementou.
O secretário de Direitos Humanos e Cidadania da Capital, Diego Tavares, esteve presente e destacou a importância da Caravana do Cuidar. Segundo ele, a iniciativa vai além de uma feira itinerante, pois já apresenta resultados concretos, sendo reconhecida pela população como um espaço de cuidado e acolhimento. “A Caravana do Cuidar começou aqui no Aratu e hoje retornou à comunidade, reforçando esse compromisso de estar cada vez mais perto de quem mais precisa. Esse é um trabalho feito em parceria, com diversos órgãos e secretarias, e que tem transformado a vida das pessoas”, afirmou.
Além da saúde da mulher, outros serviços socioassistenciais também foram disponibilizados. O programa Criança Feliz, voltado para a atenção à primeira infância (crianças de 0 a 6 anos), cadastrou novas famílias. Entre elas, a de Glícia Rousselli, mãe de uma bebê de seis meses. “Eu ainda não conhecia o programa, mas gostei bastante porque é bom para o desenvolvimento das crianças. Aqui foi feito o cadastro e depois a equipe vai me visitar em casa para acompanhar melhor. Tenho três filhos e dois deles são pequenos, então é importante ter esse incentivo na educação deles”, contou Glícia.
A Caravana desta semana chegou ao bairro por solicitação da coordenadora da Comunidade Missionária Santa Dulce dos Pobres, Nathalia Pereira, que explicou a importância da iniciativa. “Somos uma comunidade muito carente e distante de alguns serviços básicos. Por isso pedimos a vinda da Caravana, que trouxe atendimentos de saúde, Bolsa Família, Defensoria Pública e outros. Isso faz muita diferença. Aqui conseguimos reunir vários benefícios em um só lugar”, destacou.
Como solicitar – As comunidades que desejarem receber a Caravana do Cuidar podem fazer a solicitação pela plataforma 1Doc, disponível no site da Prefeitura de João Pessoa, ou pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’.
Atendimentos – Nesta edição, a Caravana do Cuidar registrou 334 atendimentos. Entre os serviços mais procurados estiveram a emissão do Cartão SUS (52), atendimentos do CadÚnico (42), aferição de glicemia (37) e pressão arterial (37). Também foram realizados atendimentos médicos (22), da Defensoria Pública (25), além de avaliação odontológica (12), Procon (10), mamografias (10), agendamento no Castramóvel (10), atendimento da nutricionista (6), adesões ao Programa Criança Feliz (5) e Junta Militar (5). Na área de beleza e cuidados, houve 25 cortes de cabelo e 22 atendimentos de manicure. Já os serviços de teste rápido e vacinação contabilizaram 2 registros cada, enquanto o Cras somou 11 atendimentos.