Prefeitura promove cultura, arte e valorização do Centro Histórico com programação especial de Natal
Dezembro 9, 2025A Prefeitura de João Pessoa preparou uma programação especial de fim de ano em valorização a área central da cidade. É o ‘Natal no Centro Histórico – Iluminando o Patrimônio’, uma iniciativa que une cultura, arte e valorização do patrimônio arquitetônico da cidade. A ação é realizada por meio da Secretaria de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico (Inovacentro), em parceria com o Centro Cultural São Francisco.
A proposta inclui a exibição de projeções mapeadas nas fachadas de dois dos mais importantes monumentos religiosos da Capital: a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, no Varadouro, e a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro. As apresentações vão transformar os edifícios históricos em grandes telas de luz e cor, levando ao público uma experiência visual especial.
Thiago Lucena, secretário de Preservação, Revitalização e Inovação do Centro Histórico, destacou que o projeto consiste na ideia de premiar o Centro da cidade e, especialmente, seus moradores. “A gente conseguiu trazer uma iluminação natalina, através do projeto da Prefeitura, da cidade toda, mas de uma forma mais especial, esse ano, na Avenida General Osório para contemplar quem visita, quem passa, quem convive, quem mora por lá”, informou.
Projeções e Auto de Natal – Nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, a iluminação e as projeções serão exibidas na Igreja de São Frei Pedro Gonçalves, sendo que no dia 13 também será apresentado um Auto de Natal. Dos dias 18 a 26 de dezembro a programação estará na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, com a apresentação do Auto de Natal no dia 22. As imagens poderão ser contempladas das 18h às 23h. Toda a programação cultural contará, ainda, com a parceria da Orquestra da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
“Estamos trazendo um legado para que essas igrejas tenham a iluminação das suas fachadas, como foi feito lá na igreja da Nossa Senhora de Lourdes, que realça muito a beleza das igrejas, a beleza que temos no Centro Histórico”, finalizou o secretário.
