Agência Minas Gerais | Corpo de Bombeiros fecha o ano com mais de 30 mil ações de fiscalização e prevenção em Minas Gerais – JORNAL ALEF

Dezembro 20, 2023 0 Por admin

[ad_1]

Ter 19 dezembro 2023 17:15 atualizado em Ter 19 dezembro 2023 18:00

Corporação tem trabalhado para ampliar ações como a Operação Alerta Vermelho e o projeto Bombeiros nas Escolas

CBMMG / Divulgação download da imagem

Relacionadas

Galeria

O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) divulgou, nesta terça-feira (19/12), o balanço das ações realizadas no estado para prevenção de ocorrências, considerada atividade-fim, ao lado dos atendimentos de urgência e emergência. A Operação Alerta Vermelho desenvolve ações preventivas para reduzir o risco de incêndio e pânico em edificações e espaços coletivos, promovendo fiscalizações e disseminando a cultura da prevenção. Com base em um planejamento anual, o CBMMG define o segmento a ser fiscalizado e as datas, para que uma força-tarefa realize as ações em todas as regiões do estado. Em 2023, foram cinco edições da Operação Alerta Vermelho, totalizando 4.871 fiscalizações. Somadas ao serviço diário de prevenção, foram mais de 30 mil inspeções em Minas Gerais. Neste campo, Corpo de Bombeiros Militar trabalha alinhado às diretrizes da política de governo digital, que envolve a simplificação de serviços e, no âmbito da prevenção, a obtenção de licenciamento mediante procedimentos declaratórios. Esta evolução permitiu que, neste ano, a corporação concentrasse esforços de fiscalização e liberação de edificações de uso coletivo com maior classificação de risco de incêndio e pânico.

A última edição da Operação Alerta Vermelho, denominada Rota de Emergência, foi realizada em instituições de ensino de Minas. Essa é uma das ações que o CBMMG desenvolve em prol da prevenção e da segurança no ambiente escolar, sendo reforçado por outros projetos. Bombeiros nas Escolas Proporcionar um ambiente escolar seguro é uma das metas do CBMMG, que tem intensificado as ações de gestão do risco nas escolas mineiras, ensinando alunos, professores e colaboradores a prevenir acidentes, adotarem um comportamento de autoproteção, além de oferecer instruções de primeiros socorros. Nas escolas, os militares orientam os estudantes sobre acidentes domésticos, incêndio e afogamento, visando sempre o aprimoramento de uma cultura de prevenção que possa ser disseminada na sociedade, almejando com isso a diminuição significativa da ocorrência de acidentes, principalmente os domésticos. A corporação fecha 2023 com 1,4 mil capacitações realizadas em escolas em todo o estado, o que tem contribuído para tornar as instituições mais resilientes.

outras notícias

[ad_2]

Source link