Projeto Turistando com a Comunidade leva idosos de Rio da Prata ao Museu da Vida, na Fiocruz – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio – JORNAL ALEF

Janeiro 14, 2024 0 Por admin

[ad_1]

Moradores de Bangu visitam o Museu da Vida, na Fiocruz – Divulgação

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Ação Comunitária, levou nesta sexta-feira (12/01) um grupo de 36 idosos, moradores da comunidade Rio da Prata, em Bangu, para uma visita ao Museu da Vida. O espaço, vinculado à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fica em Manguinhos, na Zona Norte. A iniciativa faz parte do projeto Turistando com a Comunidade.

– O projeto proporciona aos participantes novas vivências, leva conhecimento, estimula o empoderamento e contribui para a qualidade de vida – afirma o secretário de Ação Comunitária, Chiquinho Brazão.

Em uma ampla área de preservação ambiental em plena Avenida Brasil, os visitantes exploraram espaços dedicados à integração entre a ciência, a saúde e a tecnologia, de maneira lúdica e criativa e percorreram duas áreas de visitação: o Parque da Ciência e o Castelo Mourisco.

No Parque da Ciência, o grupo viu as exposições dentro da pirâmide e fez fotos com jalecos de cientistas. Já no Castelo Mourisco, prédio-símbolo da Fiocruz, o grupo do Turistando com a Comunidade deu um passeio no Rio de Janeiro do início do século 20, época de sua construção, contemplou a arquitetura em estilo neomourisco e visitou a exposição “Aedes: que mosquito é esse?”.

– A visita foi muito proveitosa porque tivemos uma oportunidade de conhecer mais o Rio de Janeiro e a sua cultura. Esse é um lugar de descobertas – disse Maria Silva, de 74 anos, que participou da programação.

O Turistando com a Comunidade já promoveu 156 visitas guiadas a pontos turísticos do Rio, beneficiando 4.116 pessoas de 96 favelas e comunidades com baixos índices de desenvolvimento social. O principal objetivo é oferecer aos moradores dessas localidades a oportunidade de conhecer a cidade onde moram e o acesso aos bens culturais e de lazer.

Os próximos roteiros do Turistando com a Comunidade estão previstos para locais como o Espaço Cultural da Marinha, Museu do Flamengo, Parque da Mônica e Museu Carmen Miranda.

 

Moradores de Bangu visitam o Museu da Vida, na Fiocruz – Divulgação

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Em menos de 24 horas, agentes da Seop prendem quatro homens em operações na cidade

13 de janeiro de 2024

Secretaria da Mulher faz aula inaugural dos cursos de capacitação das Casas da Mulher Carioca

13 de janeiro de 2024

Jovens de Espaços e Casas da Juventude participarão de evento com fábrica de startups

12 de janeiro de 2024

Carnaval 2024: Comlurb monta esquema de limpeza para segundo fim de semana de ensaios técnicos no Sambódromo

12 de janeiro de 2024

Prefeitura do Rio faz demolição de imóvel comercial irregular na comunidade Tavares Bastos, no Catete

12 de janeiro de 2024

< Voltar

[ad_2]

Source link