Prefeitura do Rio decreta como bem cultural o grupo Afoxé Filhos de Gandhi – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio – JORNAL ALEF

Abril 2, 2024 0 Por admin

[ad_1]

O Afoxé Filhos de Gandhi agora é um bem cultural dos cariocas. O decreto 54191 publicado nesta terça-feira (02/04) leva em consideração a história do grupo no Rio de Janeiro, inspirada na organização baiana Afoxé Filhos de Gandhy.

– O Filhos de Gandhi carioca tem peculiaridades próprias: uma formação afrocultural centrada na exaltação das tradições de matrizes africana que permeiam a cultura afrocarioca, na região conhecida como Pequena África. É importantíssimo reconhecê-los como patrimônio cultural dos cariocas. Hoje é um grande dia – diz o coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Yago Feitosa.

O decreto reforça a importância cultural da herança da língua iorubá, expressada nos cânticos e rituais do grupo Afoxé Filhos de Gandhi, do ritmo ijexá, da manifestação religiosa do candomblé e, de forma geral, da dança e dos ritos típicos da tradição afrodescendente no Rio de Janeiro.

A publicação do decreto foi motivada também por estudos elaborados pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e pelo Conselho Municipal de Proteção do Patrimônio Cultural, entidades que buscam a valorização de práticas culturais históricas da cidade.

– Um orgulho ganhar esse reconhecimento. Os filhos de Gandhi do Rio de Janeiro, durante todo esse tempo, vêm enaltecendo a cidade com seu afoxé, canto e baianas e é pioneiro no presente de Iemanjá. São 48 anos trazendo a cultura afrodescendente em louvor aos orixás – diz Célio Oliveira, presidente do grupo Afoxé Filhos de Gandhi.

A partir de agora, o Afoxé Filhos de Gandhi fica inscrito no “Livro de Registro das Celebrações”, onde são registrados rituais e festas da cidade, e no “Livro de Registro das Formas de Expressão”, onde são inscritas manifestações literárias, musicais, plásticas, cênicas e lúdicas.

Fundada no ano de 1951, a Associação Cultural Recreativa Afoxé Filhos de Gandhi apoia, desenvolve e preserva a cultura afro-brasileira por meio da música, da cultura, da fé e de sua presença nos desfiles de Carnaval no Rio de Janeiro.

Compartilhe

Categoria:

Marcações:

Notícias

Entorno do Estádio Nilton Santos terá interdições para jogo do Botafogo pela Libertadores

2 de abril de 2024

Prefeitura assina acordo para implantar inteligência artificial nas Naves do Conhecimento

2 de abril de 2024

Túneis Santa Bárbara, Acústico, Zuzu Angel e Rebouças serão fechados nesta terça-feira

2 de abril de 2024

Prefeitura e Governo Federal inauguram a Faculdade da Matemática – IMPA Tech, na Região Portuária

2 de abril de 2024

Cidade tem programação especial para o Dia da Conscientização do Autismo nesta terça-feira

2 de abril de 2024

< Voltar

[ad_2]

Source link