Dia D contra a gripe terá mais de 600 pontos de vacinação pela cidade – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro – prefeitura.rio – JORNAL ALEF
Abril 10, 2024
Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem tomar a vacina da gripe no município do Rio – Edu Kapps/SMS-Rio
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza, neste sábado (13/4), o dia D de vacinação contra a gripe. Mais de 600 pontos de vacinação serão disponibilizados, das 8h às 17h, em toda a cidade, nas 238 unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e também em locais estratégicos como praças, associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, entre outros onde haja grande circulação de pessoas. A lista completa dos locais estará disponível para consulta a partir da tarde de sexta-feira, no site da SMS.
Todas as pessoas a partir de seis meses de idade podem tomar a vacina da gripe no município do Rio. A vacina, que foi desenvolvida pelo Instituto Butantan, protege contra três sorotipos diferentes da doença: H1N1 Victoria, H3N2 Tailândia e B Áustria. A imunização contra a gripe é fundamental para prevenir complicações, internações e mortes decorrentes das infecções pelos vírus da influenza. Estudos estimam que a vacinação reduza de 32% a 45% as hospitalizações por pneumonias; de 39% a 75% a mortalidade global; e cerca de 50% as doenças relacionadas à influenza. Para quem for se imunizar, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação.
– O pico da doença ocorre nos meses de julho e agosto, no inverno, então é importante que a população esteja vacinada antes desse período. O ideal é que as pessoas busquem se vacinar o mais rápido possível, para estarem protegidas. Essa vacina é muito segura e, para facilitar o acesso, disponibilizamos centenas de pontos de vacinação em toda a cidade e muitas unidades também estão fazendo várias programações para tornar esse dia D uma grande festa da saúde, como o carioca gosta e merece – disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.
Um dos pontos de vacinação será montado a partir das 9h na Praça Afonso Pena, na Tijuca, para onde a SMS preparou uma programação especial, repleta de atrações para todas as idades. Haverá música com a turma de percussão da Casa Bibi Franklin e com a bateria mirim da Acadêmicos do Salgueiro, além de roda de samba e show de Carlos Evanney, cover oficial do Rei Roberto Carlos. Para a criançada, brincadeiras e teatro.
Durante o dia D será possível também atualizar a caderneta de vacinação das crianças, caso haja alguma vacina atrasada. Para isso, os pais deverão levar os pequenos aos pontos fixos das unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde), onde o profissional de saúde verificará as cadernetas para a aplicação de doses faltantes. A atualização das cadernetas de vacinação também poderá ser feita no Centro Carioca de Vacinação, em Botafogo, das 8h às 22h; e no Super Centro Carioca de Vacinação unidade Campo Grande, no ParkShopping CampoGrande, no horário de funcionamento do centro comercial.
Confira a programação cultural no dia D de vacinação na Praça Afonso Pena:
9h – Turma de Percussão da Casa Bibi Franklin 10h – Peça teatral Coletivo Sem Ribalta 11h30 – Bateria mirim Aprendizes do Salgueiro 13h30 – Roda de Samba do Mané 16h – Show de Carlos Evanney, cover oficial do Rei Roberto Carlos
Compartilhe
Categoria:
Marcações: Dia D de Vacinação gripe influenza saúde vacinação
Notícias
GM-Rio e Subprefeitura da Barra da Tijuca removem estrutura irregular em área de vegetação na Avenida Lúcio Costa
10 de abril de 2024
Tablado inferior do Elevado das Bandeiras será fechado para manutenção
10 de abril de 2024
Cidade do Rio vai ganhar hospital veterinário público municipal em Irajá
10 de abril de 2024
Prefeitura entrega medalhas e certificados para os vencedores da 3ª Olimpíada Carioca de Matemática
10 de abril de 2024
Guarda Municipal prende dois homens na Uruguaiana
10 de abril de 2024