Agência Minas Gerais | Norte de Minas recebe Projeto Rondon com ações voltadas para o desenvolvimento sustentável em 12 municípios da região – JORNAL ALEF

Janeiro 15, 2024 0 Por admin

[ad_1]

Sex 12 janeiro 2024 16:00 atualizado em Sex 12 janeiro 2024 18:37

Iniciativas buscam mudar a realidade dos municípios beneficiados

Neste mês, Minas Gerais recebe a “Operação Onça Cabocla” do Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Governo do Estado. As ações serão realizadas até o próximo dia 27/1, com a participação de 15 instituições de ensino superior mineiras e duas instituições de São Paulo. O Governo do Estado apoia a iniciativa por meio da Secretaria de Estado de Educação e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)

Neto Macedo / Ascom Unimontes

A solenidade de abertura oficial da  “Operação Onça Cabocla” do Projeto Rondon no Norte de Minas foi realizada nesta sexta-feira (12/1), no  auditório do Colégio Tiradentes, da Polícia Militar, em Montes Claros,  e contou com a presença do secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga Oliveira Icassatti Rojas, representando o governador Romeu Zema, juntamente o secretário adjunto da Secretaria de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais do Ministério da Defesa, Herval Lacerda Alves, representando o ministro José Múcio.

Participaram ainda a  assessora de Educação Superior da SEE/MG, Leandra Felícia Martins;  a professora Jussara de Carvalho Guimarães, assessora especial do reitor da Unimontes, professor Wagner de Paulo Santiago; o  diretor do Departamento de Projetos Especiais do Ministério da Defesa,  general Willian Georges Felippe Abrahão (da coordenação do Projeto Rondon); e o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães, além do prefeito de Coração de Jesus, Robson Mota Dias, entre outras autoridades civis e militares. 

Foram apresentadas as delegações de estudantes e professores das instituições de ensino que integram a “Operação Onça Cabocla” do Projeto Rondon. 

Ao participar da solenidade, o secretário de estado de Educação, Igor Alvarenga, destacou que o Governo do Estado, mais uma vez, atua como parceiro no Projeto Rondon em Minas Gerais por entender a importância da iniciativa para os municípios, visando melhorar a qualidade de vida com o envolvimento dos professores e alunos das universidades envolvidas. 

O secretário de Estado de Educação cumprimentou os professores e estudantes universitários participantes do Projeto Rondon, salientando que eles terão papel de destaque nas ações que visam mudar a realidade social dos municípios beneficiados pelo projeto. “O Governo do Estado de Minas Gerais está de portas abertas para atender e apoiar o Projeto Rondon em qualquer necessidade”, afirmou Igor Alvarenga. Ele enalteceu a contribuição da Unimontes no suporte às ações do projeto. 

A Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) é uma das instituições de ensino superior que contam com delegações de professores na Operação “Onça Cabocla” do Projeto Rondon, por intermédio de suas unidades de Ituiutaba e Divinópolis. 

O diretor do Departamento de Projetos Especiais do Ministério da Defesa, general Willian Georges Felippe Abrahão, afirmou que o Projeto Rondon envolve os ministérios que compõem o seu Comitê de Orientação e Supervisão, com a participação direta das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica). Destacou que o projeto é coordenado pelo Ministério da Defesa, viabilizado a partir da parceria com os governos estaduais e municipais, onde são desenvolvidas as ações. 

“Para que a gente consiga conduzir as operações do Projeto Rondon nos municípios é fundamental a parceria de entidades públicas e privadas. E uma delas é a Unimontes”, assegurou o general Abrahão. 

A iniciativa envolve os ministérios que compõem o Comitê de Orientação e Supervisão do Projeto Rondon, sob a coordenação do Ministério da Defesa, contando com a parceria do Governo do Estado de Minas Gerais e dos municípios participantes.

Operação “Onça Cabocla”

A Operação Onça Cabocla, do Projeto Rondon, contará com a participação de 252 professores e estudantes universitários, chamados “rondonistas”. Até o dia 27/1, eles realizarão, de forma voluntária, ações que contribuirão para o desenvolvimento sustentável nas comunidades contempladas, por meio do emprego das habilidades universitárias, cooperando significativamente com o desenvolvimento. 

Cada município receberá, por duas semanas, dois grupos com dez integrantes cada, sendo dois professores e oito alunos por universidade. As duas equipes trabalharão com “oficinas” práticas em diferentes áreas do conhecimento: Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação, Saúde, Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

Os municípios atendidos

Até o próximo dia 27/1, as equipes de professores e alunos das universidades inseridas na “Operação Onça Cabocla” do Projeto Rondo vão atender os moradores dos seguintes municípios do Norte de Minas:  Brasília de Minas, Coração de Jesus, Glaucilândia, Guaraciama, Itacambira, Japonvar, Jequitaí, Juramento, Olhos D’Água, São João da Lagoa, São João da Ponte e São João do Pacuí.

Colégio Tiradentes

Durante a agenda, o secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, conheceu as novas instalações da unidade de Montes Claros do Colégio Tiradentes da Polícia Militar (CTPM). O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), investiu cerca de R$ 8,9 milhões para a realização das obras, que serão inauguradas em breve. 

 

outras notícias

[ad_2]

Source link